Home Artigo Dez passos para se destacar como autor independente

Dez passos para se destacar como autor independente

por PML

Você sabe o que é preciso fazer para se destacar como autor independente? Não dá pra dizer que existe uma receita que seguida a risca, vai conduzir o autor independente ao sucesso. Porém, existem sim algumas ações que se colocadas em prática com muita dedicação, irão fazer com que o destaque aconteça.

Previsões estatísticas e análises de mercado mostram que a tendência para este e para os próximos anos é um crescimento exponencial das publicações independentes. Uma ótima oportunidade para quem é ou para quem quer se tornar um.

Novos autores surgem a todo momento, a uma velocidade que as editoras tradicionais não conseguem absorver, e paralelo a isso, a tecnologia proporciona cada vez maior facilidade para se publicar um livro.

Com praticamente o mesmo alcance que as grandes editoras tem e com maior poder de negociação e de recebimentos, o mercado de edição independente tem se mostrado em franco crescimento.

Tendências no exterior (e também no cenário nacional) mostram que este movimento de edição independente está atraindo até mesmo autores conceituados e já publicados por grandes editoras, como é o caso de Paulo Coelho que andou publicando livros diretamente na plataforma Kindle.

E como se destacar neste mercado? Trazemos aqui dez passos que irão ajudar em sua caminhada, independente de se você já estiver trilhando o seu caminho ou quiser iniciar o processo.

1 – Estude sempre.

Para alguns o ato de escrever pode até parecer uma atividade natural. Mas não se engane: temos sempre coisas novas para aprender. Existem técnicas e métodos de escrita, de construção de enredo e personagens que ajudam a dar força e consistência para a sua história. Centenas de cursos estão disponíveis no mercado. Estude antes, durante e depois!

2  – Conheça seu público

Para quem você escreve? Como ele é? Onde ele mora? Qual gênero predomina: masculino ou feminino? Qual a faixa etária?  Do que ele gosta? Do que ele não gosta? Quais são seus hobbies?

Para ter mais foco e ter mais relevância, procure conhecer o seu público.  Construa seu leitor (persona) e procure imaginar o que ele gostaria de ler, qual tipo de personagem ele pode gostar mais. Com ele em mente vai ser muito mais fácil vencer aquela crise de falta de criatividade.

3  – Escreva com constância

Autor de um livro só não faz verão… Claro que para toda “regra” há uma exceção, mas quando o leitor gosta de um livro, a chance de ele comprar outros do mesmo autor são enormes. E os números também atestam isso: 6 dos 10 mais vendidos na Amazon, são autores que estão frequentemente produzindo novos títulos, estão constantemente “alimentando” seus leitores com suas histórias. Encontre seu ritmo e seja constante!

4  – Construa sua audiência

Um autor sem leitores é o mesmo que um professor sem alunos: existem um conhecimento a ser transmitido, mas não há quem os receba.

Redes como o Wattpad são bons lugares para mostrar um pouco do que você escreve e construir sua base de leitores. Muitos autores que hoje são sucesso, começaram nestas plataformas. Seja ativo.

5 – Construa sua autoridade

Com o seu público-alvo em mente, procure saber onde ele se está. Hoje em dia é quase que obrigatório estar presente nas redes sociais. Para começar a marcar presença faça parte de grupos de discussão na área que seu livro se encontra. Contribua de verdade, ofereça seu tempo e conhecimento. Desta forma, você vai se tornar alguém que as pessoas vão querer ouvir, vão lhe dar crédito quando chegar a sua vez de lhes oferecer seu livro.

6 – Invista em serviços editoriais

Todo o fluxo de uma grande editora tem por objetivo aprimorar os livros. Isto inclui todos os autores, grandes ou pequenos. E você, autor independente, também deverá se encaixar neste processo se quiser ter relevância.

Etapas como edição, revisão, diagramação, criação de capa e outros são serviços que são necessários para que o seu livro fique nos padrões aos quais os leitores estão acostumados.  Uma capa profissional, por exemplo, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu livro. Procure no mercado profissionais que possam lhe ajudar nesta etapa.

7  – Publique no KDP da Amazon

O KDP (Kindle Direct Publish) é uma ferramenta de publicação digital gratuita oferecida pela Amazon. Através dela você pode publicar seu livro sem custos e com uma facilidade imensa. O KDP é um dos maiores canais de vendas de livros digitais e tem crescido ano a ano. Você publica, vende e recebe por seus livros. A Amazon fica com uma comissão sobre as vendas. O sistema é tão bom que até autores conceituados como Paulo Coelho publicam de forma independente na plataforma.

8  – Invista em marketing

Como já falamos anteriormente, as redes sociais estão presente na vida de grande parte da população. E é através delas que todas as editoras e autores fazem e investem seu tempo e dinheiro com publicidade. Fazer um anúncio hoje nestas redes é muito barato e o alcance que elas proporcionam, nenhum outro meio de comunicação pode oferecer. Divulgue seu site, seu canal, seu perfil, seu livro.

9 – Ofereça seu livro

Quando você é um autor independente, é você quem tem que vender seu livro. Não adianta publicar, seja impresso ou digital, e ficar esperando as vendas acontecerem sozinhas. Ofereça seu livro. Uma grande dificuldade é ter acesso à ferramentas de vendas, principalmente online. A Amazon oferece este serviço através de seu marketplace, onde você como autor independente pode vender seu livro físico, pagando apenas uma comissão sobre as vendas. Atue também em outros canais, como vendas por whatsapp e redes sociais.

10 – Contrate uma assessoria

Apesar de o nome “autor independente” sugerir uma atividade solitária, o sucesso é construído a mais de uma mão. Não que não seja possível você caminhar sozinho, mas contar com o conhecimento e a experiência de alguém que já conhece o mercado, pode ajudar muito. Se não puder pagar por um profissional, peça ajuda a amigos ou familiares. Uma coisa para ter em mente é que independente não quer dizer amador. Procure ajuda, de preferência, profissional.

10 passos para se destacar como autor independente - publicar meu livro

Veja também

Deixe um comentário