A pesquisa Retratos da Leitura na integra, foi publicada em setembro de 2020, e trouxe os mais recentes estudos a respeito dos leitores brasileiros.
Através delas, podemos ter acesso a informações de número de leitores, faixa etária, classe social, cor, gênero, quantidade de livros, e outras tantas informações, que trazemos aqui em pequenos recortes.
Definição de leitor. Pela pesquisa, entende-se também que o que é considerado “não leitor”, não necessariamente “não lê livros”. Apenas não se encaixa na frequência e período de tempo determinados na pesquisa.
De 100 milhões de pessoas em nosso território que sem encaixam na pesquisa, que leram livros no ano anterior, 52% são “leitores mais assíduos”. Destes, 54,2% são mulheres.
A faixa etária dos 30 aos 39 anos concentra a maior parte dos “leitores”.
Segundo a pesquisa, no ano anterior à ela, foram lidos 4,95 livros por habitante (aptos à leitura), sendo que 2,55 foram leituras do livro inteiro.
A principal motivação para a leitura foi a opção “leitura por gosto”. E o gênero mais lido foi o de literatura
Ainda, segundo a Retratos da Leitura, o TEMA E O ASSUNTO, é o maior responsável pelas escolhas de um livro para leitura, segundo 33% dos pesquisados.
A falta de tempo foi um dos maiores argumentos pela falta de leitura.
A leitura em leitores digitais (livros eletrônicos) é a preferida por 17% dos leitores, o que indica um crescimento em relação aos dados que tínhamos de pesquisas anteriores.
Porém, entre os leitores de literatura, 70% preferem a leitura em papel.
A realização da Pesquisa promovida pelo IPL foi possível com o apoio e o patrocínio da Abrelivros, da CBL e do Snel além da parceria e patrocínio do Itaú Cultural.
O Ibope Inteligência foi contratado para a aplicação em campo.
Créditos: Recortes feitos com base na pesquisa original disponível gratuitamente no site http://plataforma.prolivro.org.br/
Créditos: Imagem do homem negro e da mulher segurando livros: por wayhomestudio – br.freepik.com