De acordo com a Writtenwordmedia (uma agência americana especializada em capacitar autores), os próximos anos serão de extrema importância para o mercado editorial para autores independentes. Segundo a agência, grandes mudanças estão se consolidando e deixando o mercado muito mais interessante, principalmente para aqueles que cuidam de suas próprias edições.
São boas notícias para aqueles que já editam ou gostariam de editar seus próprios livros, e também comprovam que o mercado editorial para autores independentes está aquecendo!
1 – Autores tradicionais ficarão tentados a mudar para o modelo de publicação independente.
Isso é um fato. Diversos autores estão enxergando o poder e o melhor retorno sobre os royalties de suas obras. Um caso famoso é Paulo Coelho que tem alguns livros publicados diretamente na Amazon, sem o intermédio de nenhuma editora.
Os autores estão descobrindo que têm maior poder de negociação no modelo de auto publicação. Autores mais tradicionais perceberão as oportunidades que a publicação independente pode trazer, especificamente no que diz respeito às vendas de e-books.
2 – Autores se beneficiarão da competição no mercado de e-books entre Amazon, Apple e Google
A Amazon é a maior varejista de autor independente, mas em 2020 houve sinais de que dois outros grandes players de tecnologia estão interessados em competir por novos autores.
Em 2020, a Apple anunciou um redesenho de seu portal do autor e revelou que eles tornaram mais fácil para os autores sem um Mac publicar na loja. O Google Play também renovou sua interface de análise de publicação em 2020. Esse redesenho torna muito mais fácil para os autores analisar suas vendas na plataforma.
Essas mudanças da Apple e do Google são um sinal claro de que eles estão investindo em auto publicação. E há previsões de que isso continuará em 2021.
3 – Mais players de audiobooks buscando mercado
A competição no espaço do áudio continuará em 2021, e a luta pelo destaque, pode beneficiar autores que investem em audiolivros. A concorrência de áudio vão esquentar ainda mais entre Audible (Amazon), Spotify e Apple.
Todos estão tomando medidas para se tornarem relevantes no mercado para entretenimento de áudio e narração de histórias, e há também diversas startups entrando em campo, tentando obter uma posição em um mercado que deve continuar crescendo na próxima década.
4 – O mercado geral de e-books continuará crescendo
A COVID-19 teve um grande impacto no mercado de e-books. Em 2020 houve uma explosão de livros para entretenimento e educação em casa por meio digital. A Bookwire (distribuidora digital) assinalou um aumento expressivo nas vendas de livros digitais desde o início da pandemia.
Uma coisa fundamental para os autores entenderem sobre o mercado de e-books, é que ainda estamos no início de uma transformação de longo prazo do consumo digital de livros. A realidade é que a maioria das pessoas ainda não leu um livro em e-book. Estatísticas gerais da indústria mostram que mais de 70% das pessoas que lêem, ainda leem os livros impressos e não adotaram uma leitura mais constante no digital. E se presume que assim que descobrirem a facilidade de acesso e economia que o digital proporciona, mais leitores estão ingressando no mercado de livros digitais.
5 – O e-mail será cada vez mais, a melhor forma de contato entre o autor e o leitor
Está mais difícil do que nunca chamar a atenção de alguém nas redes sociais, onde a concorrência está cada vez mais feroz. Mas quando você tem o endereço de e-mail de um leitor, você tem uma linha direta com ele. É menos provável que uma atualização das redes ou um aumento nos custos de anúncios, impeça você de informá-los sobre seu lançamento mais recente. Portanto o e-mail deve ser mais importante do que nunca.
6 – Autores que escrevem em série terão mais destaque com os leitores
Pesquisas feitas em 2020 mostraram que ter mais livros publicados é um grande impulsionador da renda do autor. Portanto, com o mercado de e-books crescendo rapidamente, os autores com mais títulos estão em vantagem. Se esses títulos forem séries ou coleções, melhor ainda. Há uma certa fórmula de sucesso nestes casos (séries) para autor independente. Os autores que conseguem “seguir esta fórmula” estão tendo cada vez mais destaques.
Texto com base em artigo da Writtenwordmedia